quinta-feira, 2 de agosto de 2012

002 - Utilizando Entity framework 4

Bom neste post, vamos criar nossa camada de dados que é continuação do post anterior , onde criamos nossa camada de domínio.

Vamos criar um projeto chamado ProjetoOne.CamadaDeDados, neste projeto vamos criar uma pasta "Consultas" e outra "Repositorios":



Nosso primeiro repositório é o RepositorioPessoa, herdando da nossa interface IPessoaRepository, criada no projeto ProjetoOne.Dominio.

A interface IPessoaRepository, implementa os métodos Save, Delete, GetById, GetAll, ExecuteQuery.

Com isso para cada repositório, teremos nossos métodos implementados de acordo com a entidade relacionada, conforme a imagem abaixo:




Veja no método Save eu instancio o contexto e verifico se o Id é igual a zero, com isso eu identifico que é um novo objeto, se não for zero , eu mudo a propriedade State para 
 EntityState.Modified , da minha entidade do contexto em questão;

Referente ao Id=0, eu atribuo na minha entidade Poco do meu Domínio, ou seja, para cada objeto criado , no construtor do objeto, eu atribuo Id=0; 


 
Após a verificação , para saber se meu objeto esta sendo adicionado ou alterado, eu chamo o SaveChanges(), enviando as informações para o banco de dados. Conforme a imagem abaixo:




Método Delete():
 


Método GetById()



GetAll()



ExecuteQuery() 

Bom por hoje é só, ate nosso próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário